Cientistas descobrem remédio eficaz contra a hepatite

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 2 min.

Pesquisadores descobriram que o golden tickseed (Coreopsis tinctoria), uma planta usada na medicina popular em todo o mundo, pode proteger o fígado contra lesões, graças a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O estudo, publicado no BMC Complementary e Alternative Medicine, examinou a propriedade hepatoprotective do golden tickseed usando um experimento feito com ratos que tinham lesões hepáticas aguda.

Nos EUA, o golden tickseed é uma planta que pode ser encontrada em jardins de flores silvestres no Centro-Oeste. Para os índios norte-americanos, a planta é usada para tratar doenças no sistema digestivo, como a diarreia e doenças que afetam o fígado. Outros sistemas médicos tradicionais também usaram a planta para tratar a hipertensão, dores internas e diabetes. No entanto, nenhum estudo conclusivo foi feito sobre a capacidade do golden tickseed para proteger o fígado. Tentativas anteriores no assunto revelaram que a planta é rica em flavonoides como chalconas, flavanonas e flavonóis. Em particular, é identificado como um dos principais flavonoides segundo alguns pesquisadores.

Para o estudo, os pesquisadores testaram as propriedades hepatoprotetoras de extratos etanólicos de flores de carrapato dourado usando camundongos que foram induzidos com tetracloreto de carbono (CCl 4) para imitar danos agudos ao fígado. Isto foi comparado com silimarina – uma erva conhecida por proteger contra danos CCl 4 – que funcionou como um controle positivo.

Os resultados do estudo revelaram que camundongos tratados com extratos de caroço de ouro apresentaram menores níveis de AST e ALT, sugerindo que o extrato apresentou habilidades hepatoprotetoras. Uma análise do tecido hepático também revelou um resultado semelhante, com melhora do dano hepático após o tratamento com extrato de caroço dourado. Biomarcadores de inflamação, da mesma forma, foram significativamente reduzidos também. Os pesquisadores também descobriram um aumento na atividade antioxidante, especialmente a superóxido dismutase, glutationa peroxidase e glutationa redutase, após o tratamento.

No estudo, os pesquisadores opinaram que a propriedade antioxidante do oleiro dourado é devido aos compostos fenólicos presentes na planta. Um estudo isolado dos compostos mostrou que ele pode ser usado para tratar condições como doenças do fígado, câncer, diabetes e doenças cardíacas. A equipe identificou o ácido clorogênico como um ingrediente para ter uma capacidade de proteção ao fígado.

“No entanto, estudos adicionais devem ser realizados para determinar os principais compostos ativos e seus mecanismos subjacentes ao efeito hepatoprotetor”, acrescentaram.

A equipe concluiu que o estudo foi o primeiro a demonstrar a capacidade do golden tickseed de proteger o fígado contra danos usando um modelo animal, bem como identificar possíveis mecanismos associados às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da planta.

Fontes:

  • https://mentesacorposao.com/
  • https://www.science.news/2018-10-19-hepatoprotective-effects-of-golden-tickseed.html
  • https://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12906-017-1604-8
  • http://www.missouribotanicalgarden.org/PlantFinder/PlantFinderDetails.aspx?taxonid=277179&isprofile=0&

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *