Pesquisas mostram que existe uma ligação entre diabetes e perda de peso. De fato, a maioria dos pacientes que foram diagnosticados com esse distúrbio metabólico sentiram a necessidade de visitar seus médicos para descobrir por que eles estavam perdendo peso inexplicavelmente.
A perda súbita de peso em pessoas com diabetes pode ocorrer como resultado da desidratação, uma quebra dos músculos, um mesmo o alto nível de açúcar no sangue, bem como problemas decorrentes da sua tireóide.
A Insulina é a culpada?
A perda de peso também pode ser resultado de insulina insuficiente (em pessoas com diabetes) que impede o organismo de obter glicose suficiente da corrente sanguínea e das células do corpo para uso como energia.
O principal trabalho da insulina é transportar a glicose obtida dos alimentos ingeridos para as células que precisam de energia para que você possa permanecer vivo e bem. Quando esta insulina não está disponível ou é insuficiente, a glicose se acumula no sangue.
Quando isso acontece, o corpo humano, devido à falta de carboidratos suficientes ou glicose, procura uma alternativa para obter a energia necessária que suas células precisam para trabalhar de forma otimizada. Isto é, o seu corpo se transforma e começa a queimar gordura e até mesmo músculos para obter energia, o que leva a uma redução no peso geral do corpo.
Se você não receber o tratamento adequado a tempo, estará expondo seus órgãos internos a muitos danos.
A perda de peso em pessoas com diabetes é notada com mais frequência antes do diagnóstico de diabetes tipo 1. Mas isso também pode afetar pessoas que vivem com diabetes tipo 2.
Leia também: Como reverter diabetes tipo 2: O guia de início rápido
Desidratação e perda de peso
A desidratação é um sintoma do diabetes e está relacionada à micção frequente. Esta condição ocorre se você urinar repetidamente sem substituir o líquido perdido.
As pessoas com diabetes urinam com mais frequência porque os rins trabalham mais do que o habitual para filtrar o excesso de açúcar que se acumula no sangue.
O líquido é assim extraído de seus tecidos, como resultado do aumento da glicose no seu sistema.
Ao urinar, você perde glicose e calorias. Isso leva a desidratação e, finalmente, perda de peso.
Deficiência de insulina inicia colapso muscular
Um relatório que foi publicado no American Journal of Physiology-Endocrinology e Metabolism indicou que há sempre uma diminuição na síntese muscular e aumento da degradação muscular, como resultado da deficiência de insulina.
Isso foi posteriormente confirmado em um relatório publicado pelo conceituado Journal of Endocrinology. O relatório também mostrou que, se a insulina é abundantemente disponibilizada, a condição será minimizada.
Uma vez que o peso de um homem comum é geralmente constituído por 45% de músculos, enquanto o peso de uma mulher média é de 36% de músculos, a destruição muscular pode iniciar a perda de peso por conta de consequências provocadas pela diabetes.
No entanto, é crucial que você ou alguém que conheça e tenha diabetes, entre em contato com seu médico quando começar a perceber que está perdendo peso e suspeite que ele possa estar ligado à diabetes.
Seu médico lhe dará os melhores conselhos sobre como cuidar bem de sua saúde, controlar o diabetes se for o caso e a perda de peso ao mesmo tempo.
Se você gostou do artigo e gostaria de saber mais sobre o assunto, leia como é possível reverter a diabetes naturalmente. O assunto é bem interessante.