Benefícios da Cagaita para a saúde

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 2 min.

A cagaita ou cagaiteira (nome científico: Eugenia dysenterica) é um fruto típico do serrado brasileiro, e contém aproximadamente três centímetros de diâmetro. É rico em vitamina C e antioxidantes. Sua casca amarelo-esverdeada, polpa suculenta e ácida. Neste artigo, vou falar um pouco sobre os benefícios da Cagaita e como esta pequena fruta pode ser benéfica para a sua saúde.

O que é a Cagaita?

A Cagaita é um fruto do cerrado brasileiro, sendo mais encontrado e conhecido nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Sua árvore, a cagaiteira, é de porte médio e pode atingir até 10 metros de altura.

Seus frutos são deliciosos, eu particularmente adoro! Pode ser consumidos ao natural ou em forma de geleias, sucos, licores, doces e sorvetes. A cagaita tem sabor um pouco ácido, e particularmente eu adoro seu suco.

Também é usado para fazer doces, geleias, licores, refrescos e até mesmo para fins medicinais.

Benefícios da Cagaita

A semente, casca e polpa da cagaita tem níveis superiores de Vitamina C do que em outras frutas. É excelente para prevenir resfriados pois auxilia diretamente no sistema imunológico.

Os hidro alcoólicos presentes na folhas podem ser usados como antidiarreico, e seu uso também é associado a tratamentos alternativos da diabetes e icterícia. As folhas também são usadas no tratamento de doenças nos rins.

Cuidados ao consumir Cagaita

Apesar do sabor ácido agradável, é necessário uma certa cautela em seu consumo.

O consumo em excesso de cagaita pode provocar uma fermentação, que estimula o funcionamento intestinal e causadora de um mal estar como você já pode imaginar. Já a folha e a casca da árvore, pela medicina popular, tem seu efeito inverso.

Receitas de Chá de Cagaita

O chá de cagaita tem efeitos laxativos e pode ajudar o intestino e o sistema digestivo. Deve ser consumido com moderação.

Ingredientes

  • 2 Cagaitas
  • 1 Litro de água
  • 2 Folhas de hortelã

Modo de preparo

Ferva as cagaitas durante 5 minutos aproximadamente com algumas folhas de hortelã. Após, deixe esfriar e logo após, leve à geladeira. Adoce com açúcar ou mel, caso prefira. Consumir imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *