Treino funcional é uma modalidade que vem ganhando muita fama nos últimos tempos. O ritmo agitado e os resultados visíveis são o que mais chamam atenção e mais atraem novos participantes para essa atividade física.
Mas, afinal, como funciona esse treino?
Qual a diferença entre treino funcional e musculação?
O Treino funcional pode ser feito em uma academia de pilates, em um estúdio dedicado a esse tipo de treino e mesmo em algumas academias regulares. Nessas academias, você vai ver muitas pessoas praticando musculação, e pode se perguntar qual a diferença entre a musculação e o Treino funcional para o corpo.
Na musculação, e em diversos outros tipos de exercícios, os músculos são trabalhados um de cada vez, com ajuda dos aparelhos e pesos disponíveis. Esses exercícios são baseados em movimentos repetitivos que, muitas vezes, não exigem muita concentração.
No Treino funcional, isso muda: os exercícios trabalham diversos músculos de uma só vez, com sequências de movimentos lentos misturados a movimentos rápidos e intensos, que exigem muita concentração para serem executados.
Devido à complexidade e ao risco de lesões, não é recomendado fazer funcional sem ajuda de profissionais. Seja na academia de pilates ou em espaços especialmente dedicados a esses exercícios, sempre conte com o apoio de um educador físico!
Como é um treino funcional?
O Treino funcional procura melhorar as principais funções físicas do seu corpo. Ações como agachar, pular, correr, puxar, empurrar, levantar, etc., são replicadas com o peso do próprio corpo ou com o auxílio de acessórios como pesos, bolas suíças, cintos de tração, trampolins e muitos outros.
Uma das maiores vantagens do Treino funcional é que ele não tem um roteiro: cada um tem seu treino individual, criado de acordo com suas necessidades, e esse treino é modificado em todas as aulas. Assim, você percebe sua evolução aos poucos e as aulas nunca são entediantes.
Que tal procurar uma academia e experimentar os benefícios do Treino funcional no seu dia a dia