Cirurgia bariátrica: conheça as diferentes técnicas
A cirurgia bariátrica é muito mais do que um procedimento estético que ajuda as pessoas na redução de peso. Esta solução, é uma cirurgia que pode livrar os pacientes de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e também, problemas de articulações.
Com a realização desse procedimento é possível evitar que um caso de obesidade, por exemplo, leve a pessoa à morte.
Nesse artigo você vai conhecer quais são as diferentes técnicas da cirurgia bariátrica e caso esteja realizando essa pesquisa, para conhecer e entender o procedimento, pode ter certeza de que esses minutinhos gastos, irão ajudar no seu processo de decisão. Confira também outros artigos sobre saúde na página inicial.
Conteúdo
Uma solução chamada cirurgia bariátrica
O nosso país possui uma estimativa de quase 20% da população que pode ser considerada obesa, ou que está próximo desse quadro. E a má notícia é que esse número tende a aumentar inclusive nos próximos anos.
A preferência por comidas como fast-foods além da falta de exercícios físicos devido até mesmo, pela dificuldade de locomoção, são os principais fatores que por vezes podem ajudar no aumento desse número.
No entanto, com o auxílio e realização da cirurgia bariátrica como um excelente, tratamento para emagrecer são elevadas as chances de reverter esse quadro.
Com o acompanhamento de um profissional dedicado com o bem-estar do paciente e a realização dessa cirurgia, conseguem proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente.
Confira quais são as técnicas para a realização da cirurgia bariátrica
Bypass gástrico
Através da realização de um procedimento identificado como algo próximo ao grampeamento do estômago, uma pessoa não terá a mesma capacidade de antes para ingerir os alimentos.
Reduzindo o consumo dos alimentos, rapidamente uma pessoa poderá perder até 40% o peso total.
É um excelente resultado especialmente, por ser em um curto prazo e até mesmo por esse fator, o Bypass gástrico é uma das técnicas mais selecionadas entre aqueles que desejam se submeter a este procedimento, chegando a quase 70% das cirurgias bariátricas que são realizadas.
Banda gástrica ajustável
Nessa técnica será instalado um anel de silicone inflável ao redor do estômago, que também consegue proporcionar a diminuição das medidas corporais.
Para a realização de qualquer procedimento e inclusive a cirurgia bariátrica, é necessário que seja priorizado o acompanhamento médico, de forma que o profissional irá indicar se uma pessoa realmente pode ou não se submeter a um tratamento como esse.
Especialmente para a realização dessa técnica será necessário o acompanhamento médico, pois se trata de um item diferente que será instalado no organismo de uma pessoa.
Gastroplastia vertical (GV)
Sendo escolhida como uma excelente técnica em aproximadamente 15% dos casos, essa modalidade de cirurgia bariátrica, atua a partir a remoção do estômago.
Uma vez que o estômago é removido o profissional médico irá transformar em um tubo. Este é um procedimento muito escolhido pois ajuda na diminuição do hormônio que provoca a fome.
Além disso, não prejudica a absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B, sendo uma das melhores formas para conseguir emagrecer, sem prejudicar diretamente outras partes do organismo.
Balão Gástrico
O balão gástrico como o próprio nome indica, é um balão feito com material de silicone adicionada à parte inicial do estômago, colocado por meio da endoscopia.
Um procedimento seguro, sem cortes e que dura entre 20 a 30 minutos. Depois que o paciente se retira do local em que o procedimento foi realizado, é necessário seguir o acompanhamento e também cada uma das indicações médicas especialmente, com relação aos alimentos que podem ou não ser consumidos.
Os cuidados necessários para a cirurgia bariátrica
De acordo com cada técnica de cirurgia que for realizada o profissional irá verificar a idade, peso, características do paciente e qual o procedimento que pode ser realizado e claro, que irá proporcionar os melhores resultados.
Antes, durante e depois do tratamento seja qual for ele, vão existir alguns cuidados que são imprescindíveis para garantir a boa realização do tratamento, assim como a melhora da saúde do paciente.